Depressão e tristeza persistente: como a psicoterapia pode ajudar no processo de recuperação
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 23 de set.
- 2 min de leitura
Caro leitor (a), imagino que você tem se sentido desanimado e triste a maior parte do tempo. É possível que tenha perdido o interesse nas atividades antes prazerosas e os sentimentos de culpa ou desesperança se tornaram persistente.
Em algum momento da vida, é normal apresentar esses sentimentos, principalmente nos momentos desafiadores da vida. Entretanto, se esses sentimentos persistem, chegou o momento de procurar ajuda.
Quando isso acontece, aprender estratégias de enfrentamento, incluindo técnicas de regulação emocional se tornam fundamentais para uma boa recuperação.
Para que a recuperação seja possível, é preciso explorar as causas da tristeza e do desânimo, identificando padrões de pensamento e comportamento que contribuem para o sofrimento e resgatar a motivação e prazer em atividades, favorecendo a retomada de uma vida mais equilibrada.
Nesse momento desafiador, a psicoterapia surge, como um espaço seguro e acolhedor, para que você possa falar abertamente sobre os seus pensamentos, emoções e experiências vividas.
Em cada sessão, você tem a oportunidade de compreender suas emoções e o desenvolvimento de recursos internos para construir caminhos de bem-estar emocional, promovendo recuperação e qualidade de vida.
Se você deseja uma vida com mais satisfação, incluindo: autoconhecimento, melhora da saúde mental, aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora nos relacionamentos interpessoais, gestão das emoções, resolução de conflitos internos, desenvolvimento de resiliência, clareza na tomada de decisões, apoio em transições de vida e crescimento pessoal e bem-estar, a psicoterapia é a solução ideal para você.
Sua vida pode ser a próxima a ter mais satisfação e significado. Vamos conversar?
Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica
Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar


