Problemas sexuais no casamento: quando buscar ajuda na terapia de casal
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 20 de set.
- 2 min de leitura
Caro leitor (a), imagino que você está enfrentando a ausência de relação sexual e contatos físicos no seu relacionamento. A falta dos beijos, abraços e momentos de entrega e ternura estão atrapalhando a saúde conjugal.
Sim, vamos falar sobre sexo! Ou, melhor, sobre a intimidade e sua relação com a saúde conjugal.
A intimidade é o ponto de partida para uma relação sexual satisfatória. É a intimidade o pilar do relacionamento responsável pelo bem-estar do casal, além do contato físico, incluindo a sensação de proximidade, compreensão e apoio mútuo.
Por vezes, mesmo vivendo juntos por muito tempo, surgem pequenas ferrugens na engrenagem do amor e da intimidade.
Quando isso acontece, os parceiros começam a se sentir distantes, incompreendidos ou desconectados. É comum perceber que a qualidade do relacionamento não é mais a mesma, e mesmo que tudo esteja bem, falta aquele componente especial.
A ausência de momentos de qualidade no relacionamento, é um dos pontos principais a considerar se você procura por um relacionamento saudável e, não apenas uma relação sexual satisfatória.
A dificuldade em compartilhar sentimentos é algo que reduz o interesse por contato físico, namoro e relações sexuais. Essa dificuldade gera ausência de conexão, frustração e solidão nos parceiros (a).
Isso acontece porque, a sensação de que o parceiro (a) não compreende as suas necessidades no amor, repercutem no interesse sexual do parceiro (a).
Para resolver essa desconexão emocional, é preciso reconstruir a dinâmica do relacionamento como um todo. Imagine se as brigas e conflitos que acontecem em outros cômodos da casa fossem parar no quarto do casal. Pois, é isso o que acontece quando o casal enfrenta a falta de relações sexuais no casamento.
Nesse momento desafiador na vida do casal, a terapia do casal surge, como um espaço seguro para que o casal possa transformar o relacionamento como um todo, incluindo: a vida sexual, emocional e a saúde conjugal.
Durante o processo terapêutico do casal, mediado pela terapeuta, o casal tem a oportunidade de identificar as causas da desconexão emocional, aprender a expressar sentimentos e necessidades de forma aberta e respeitosa, reconstruir a confiança e a proximidade no relacionamento e restaurar a harmonia no relacionamento.
O casal que decide buscar ajuda com a terapia de casal, abre espaço para a resolução dos problemas de falta de intimidade não resolvidos ao longo do tempo, um novo começo no relacionamento, mais equilibrado e cheio de compreensão, respeito e parceria.
Participar da terapia demonstra o quanto o casal está disposto a mudar a dinâmica do relacionamento, aprendendo novas formas de lidar com os desafios da vida à dois.
A terapia de casal não é sinal de fracasso, é um investimento na qualidade do relacionamento.
Se você e o seu parceiro (a) desejam tentar novamente e procuram por melhora da comunicação, resolução saudável de conflitos, fortalecimento da confiança, aumento da conexão emocional, melhora da vida sexual, definição de objetivos comuns e, prevenção de crises futuras no relacionamento, a terapia de casal é a solução ideal para vocês.
Seu relacionamento pode ser o próximo a recomeçar de forma saudável. Vamos conversar?
Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica
Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar


