top of page

Separação emocional no relacionamento: como a terapia de casal pode ajudar

  • Cinthia Marco, Terapeuta
  • 13 de out.
  • 2 min de leitura

Caro leitor (a), imagino que você tem um relacionamento e tem percebido um certo distanciamento entre você e seu parceiro (a). É possível que mesmo nos momentos em que estão juntos fisicamente, a sensação de separação emocional esteja prejudicando a conexão entre vocês, a intimidade e o vínculo afetivo.

 

Quando os parceiros (a) se sentem incompreendidos, pouco apoiados ou emocionalmente distantes, a sensação de distanciamento pode surgir.

 

Com o tempo, a falta de conexão emocional pode enfraquecer o vínculo emocional, gerando solidão, frustração e diminuir a intimidade, mesmo quando o casal ainda compartilha a vida cotidiana.

 

A separação emocional pode surgir no relacionamento de forma gradual devido à rotina, falta de comunicação ou acúmulo de pequenas mágoas.  É um importante sinal de alerta para não comprometer o vínculo afetivo entre o casal.

 

Nesse momento desafiador na vida do casal, a terapia do casal surge, como um espaço seguro para que o casal possa identificar as causas da separação emocional.

 

Em cada sessão, mediada pela terapeuta, o casal tem a oportunidade de identificar as causas da separação emocional, aprender a expressar sentimentos, necessidades e expectativas de forma clara e respeitosa, desenvolver habilidades de escuta ativa e empatia, reconstruir a proximidade emocional e a intimidade no relacionamento e, elaborar estratégias para fortalecer a parceria e prevenir futuros afastamentos.

 

O casal que decide buscar ajuda com a terapia de casal tem a oportunidade de fortalecer o relacionamento, um novo recomeço no vínculo afetivo do casal.

 

Participar da terapia de casal demonstra o quanto o casal está disposto a transformar a sensação de distanciamento emocional em oportunidade de crescimento conjunto.

 

A terapia de casal não é sinal de fracasso, é um investimento na qualidade da relação, um cuidado com o relacionamento e com o próprio bem-estar emocional.

 

Se você e o seu parceiro (a) desejam tentar novamente e procuram por melhora da comunicação, resolução saudável de conflitos, fortalecimento da confiança, aumento da conexão emocional, melhora da vida sexual, definição de objetivos comuns e, prevenção de crises futuras no relacionamento, a terapia de casal é a solução ideal para vocês.

 

Seu relacionamento pode ser o próximo a recomeçar de forma saudável. Vamos conversar?

 

Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica

Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar


bottom of page