Condição em saúde mental: A importância da ajuda da família e como a terapia familiar pode ajudar
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 26 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out.
Caro leitor (a), imagino que um membro da família está enfrentando condições em saúde mental como: ansiedade, depressão, transtornos alimentares ou, dependência. É possível que essa condição tenha mudado toda a dinâmica familiar.
Quando isso acontece surge um desafio familiar que exige compreensão, apoio e ajustes na convivência. Não se trata apenas do sofrimento individual, mas de um desafio que envolve todos os familiares.
Na maioria das vezes, os familiares sentem medo, insegurança e até impotência diante da situação. A convivência entre os familiares pode ficar marcada por conflitos, cobranças ou pela dificuldade em manter o equilíbrio entre cuidar do outro e cuidar de si mesmo.
A sobrecarga emocional vivenciada por todos os familiares é o ponto central, incluindo o estigma em torno da saúde mental, a falta de informações adequadas para o cuidado com o familiar e, a ausência de apoio.
É comum que diante das dificuldades em compreender a condição em saúde mental, os familiares adotem posturas de cobranças ou, de superproteção por não saber como agir diante das crises.
Nesse momento desafiador na vida familiar, a terapia familiar surge, como um espaço seguro para que os membros da família possam superar esse desafio com apoio adequado.
Durante o processo terapêutico da família, mediado pela terapeuta, os membros da família têm a oportunidade de conversar sobre seus sentimentos e dificuldades, compreender melhor a condição em saúde mental, aprender estratégias para lidar com a sobrecarga emocional, fortalecer os laços familiares e receber apoio individual.
A família que decide buscar ajuda com a terapia familiar, abre espaço para promover alívio do sofrimento e resiliência familiar, favorecendo um ambiente mais acolhedor e equilibrado.
O objetivo da terapia familiar não é substituir o tratamento individual do familiar que enfrenta a condição em saúde mental, mas fortalecer a família como um todo, promovendo empatia, compreensão e colaboração.
A terapia familiar não é sinal de fracasso, é um investimento em autoconhecimento, resiliência, união entre os familiares e, qualidade do convívio familiar.
Se você e a sua família desejam fortalecer os vínculos familiares e procuram por melhora da comunicação, promovendo o diálogo, empatia e colaboração na resolução dos conflitos familiares, a terapia familiar é a solução ideal para vocês.
Sua família pode ser a próxima a conviver em um ambiente familiar mais saudável e acolhedor. Vamos conversar?
Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica
Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar


