top of page

Crises de transição familiar: como a terapia ajuda a lidar com mudanças importantes

  • Cinthia Marco, Terapeuta
  • 21 de set.
  • 2 min de leitura

Caro leitor (a), imagino que você e sua família estão passando por uma crise de transição familiar e a vida familiar tem passado por fases de mudanças apresentando momentos de instabilidade.

 

Em algum momento, as mudanças se apresentam na vida familiar e podem gerar desafios como por exemplo, com a chegada dos filhos, mudanças de residência, separação ou divórcio do casal, aposentadoria ou perda de entes queridos.

 

Quando a crise de transição familiar acontece, exigem adaptação emocional e reorganização familiar. Essas crises podem se intensificar, prejudicando os vínculos afetivos e o bem-estar de todos da família.

 

Os conflitos se tornam frequentes devido à sobrecarga emocional dos membros da família e, as dificuldades de comunicação se tornam um obstáculo para o início da transição familiar saudável.

 

Por vezes, a família precisa de ajuda para lidar com esse momento desafiador no convívio familiar.

 

Para resolver esse momento de transição familiar, é preciso que a família possa aprender estratégias para enfrentar as mudanças de forma colaborativa, conhecendo melhor as emoções e necessidades de cada membro da família.

 

Nesse momento desafiador na vida familiar, a terapia familiar surge, como um espaço seguro para que os membros da família possam lidar com esse momento de transição familiar.

 

Durante o processo terapêutico da família, mediado pela terapeuta, os membros da família têm a oportunidade de atravessar essas fases de mudanças com mais equilíbrio, empatia e resiliência, fortalecendo o vínculo familiar e aprendendo estratégias para a resolução da crise de transição familiar.

 

Participar da terapia familiar demonstra o quanto a família está disposta a mudar a dinâmica familiar, aprendendo a gerenciar as crises de transição familiar por meio da adaptação emocional e reorganização familiar, respeitando as diferenças entre os membros da família.

 

A terapia familiar não é sinal de fracasso, é um investimento na qualidade do convívio familiar.

 

Se você e a sua família desejam fortalecer os vínculos familiares e procuram por melhora da comunicação, promovendo o diálogo, empatia e colaboração na resolução dos conflitos familiares, a terapia familiar é a solução ideal para vocês.

 

Sua família pode ser a próxima a conviver em um ambiente familiar mais saudável e acolhedor. Vamos conversar?

 

Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica

Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar

.

 

bottom of page