Crise no relacionamento: como a terapia de casal pode ajudar a superar conflitos
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 20 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de out.
Caro leitor (a), imagino que você está enfrentando um conflito no seu relacionamento e a crise conjugal resolveu bater à sua porta. É o momento de manter a calma, por mais difícil que seja, para encontrar uma solução que não seja jogar tudo o que foi construído para o alto.
A minha experiência como terapeuta diz que é bem possível que o seu lar tenha se tornado uma trincheira de batalha silenciosa ou, uma guerra declarada em forma de palavras duras e ressentimentos.
O desgaste emocional que surge diante dos conflitos no relacionamento provoca afastamento e frustrações. As pequenas discussões sobre finanças, responsabilidades domésticas, intimidade, criação dos filhos e as diferenças na personalidade, criam um ciclo de tensão difícil.
Quando os conflitos se tornam intensos, é um sinal de que chegou o momento de pedir ajuda para fazer a paz entre os parceiros e trazer de volta a harmonia entre o casal.
Estou segura de que a diferença de valores, expectativas não correspondidas e as dificuldades em lidar com as emoções à flor da pele durante os conflitos são os principais motivos para a intensidade da crise.
Desde o início do relacionamento, o casal começa a construir a dinâmica do casal. Por vezes, a crise acontece para mostrar ao casal de que é o momento de mudar a dinâmica, a vida conjugal e os objetivos para o futuro do casal.
A crise é um momento doloroso na vida do casal, mas pode ser a oportunidade para o crescimento do casal. Relacionamento sem conflito, é relacionamento que está estagnado.
Com estratégias adequadas para resolver as divergências, os desentendimentos podem se transformar em grandes oportunidades para fortalecer a conexão do casal por meio do respeito às diferenças de cada parceiro (a).
Nesse momento desafiador na vida do casal, a terapia do casal surge, como um espaço seguro para que o casal possa transformar conflitos em oportunidade de crescimento conjunto.
Durante o processo terapêutico do casal, mediado pela terapeuta, o casal tem a oportunidade de reduzir brigas frequentes, aumentar a compreensão mútua e restaurar a harmonia no relacionamento.
Em cada sessão, o casal tem a oportunidade de compreender as causas reais do conflito e da crise no relacionamento, aprender formas saudáveis de expressar emoções e necessidades e, a criar estratégias conjuntas de forma construtiva.
O casal que decide buscar ajuda com a terapia de casal, abre espaço para um novo começo no relacionamento, mais equilibrado e cheio de compreensão, respeito e parceria.
Participar da terapia demonstra o quanto o casal está disposto a crescer junto, aprendendo novas formas de lidar com desafios no relacionamento.
A terapia de casal não é sinal de fracasso, é um investimento na qualidade da relação.
Se você e o seu parceiro (a) desejam tentar novamente e procuram por melhora da comunicação, resolução saudável de conflitos, fortalecimento da confiança, aumento da conexão emocional, melhora da vida sexual, definição de objetivos comuns e, prevenção de crises futuras no relacionamento, a terapia de casal é a solução ideal para vocês.
Seu relacionamento pode ser o próximo a recomeçar de forma saudável. Vamos conversar?
Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica
Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar


