Conflitos constantes na família: como a terapia familiar pode trazer equilíbrio
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 21 de set.
- 2 min de leitura
Caro leitor (a), imagino que você está enfrentando desentendimentos e divergências familiares. Os conflitos se tornaram frequentes e intensos gerando um clima de tensão contínua que está prejudicando a convivência familiar.
A vida familiar, por vezes, é difícil e o bem-estar emocional e a saúde de todos os membros é afetada por esses desafios.
Bem diz aquele ditado: Família nenhuma é perfeita! Mas, é possível superar os desafios da convivência com a compreensão dos motivos pelos conflitos familiares.
Na maioria das vezes, os conflitos familiares têm origem nas diferenças de personalidade de cada membro da família e quando essas diferenças se juntam, a turbulência emocional familiar, acontece.
É possível, ainda, que as questões não resolvidas do passado, como por exemplo, as que envolvem: mudanças de residência, perdas ou problemas financeiros dificultem a gestão de crises familiares.
Quando isso acontece, os membros da família se sentem presos em padrões de discussões que se repetem, sem conseguir encontrar soluções para restaurar a harmonia familiar.
Para resolver essa crise familiar, é preciso identificar os padrões de interação que alimentam os conflitos e a compreender as emoções e necessidades de cada membro da família.
Nesse momento desafiador na vida familiar, a terapia familiar surge, como um espaço seguro para que os membros da família possam lidar com as divergências de maneira saudável.
Durante o processo terapêutico da família, mediado pela terapeuta, os membros da família têm a oportunidade de aprender a expressar seus sentimentos e necessidades de forma construtiva, a melhorar a comunicação e a interação, a aprender estratégias para a resolução de conflitos e fortalecer o vínculo familiar.
A família que decide buscar ajuda com a terapia familiar, abre espaço para o crescimento e compreensão mútua, tornando a família mais resiliente diante dos desafios do convívio familiar.
Participar da terapia familiar demonstra o quanto a família está disposta a mudar a dinâmica familiar, aprendendo a gerenciar as crises familiares, respeitando as diferenças entre os membros da família.
A terapia familiar não é sinal de fracasso, é um investimento na qualidade do convívio familiar.
Se você e a sua família desejam fortalecer os vínculos familiares e procuram por melhora da comunicação, promovendo o diálogo, empatia e colaboração na resolução dos conflitos familiares, a terapia familiar é a solução ideal para vocês.
Sua família pode ser a próxima a conviver em um ambiente familiar mais saudável e acolhedor. Vamos conversar?
Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica
Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar
.


