Comunicação no casamento: como a terapia de casal ajuda a fortalecer o relacionamento
- Cinthia Marco, Terapeuta
- 20 de set.
- 3 min de leitura
Caro leitor (a), imagino que você tem um relacionamento ou, já está casado e, suas preocupações com a harmonia do casal é algo que invade a sua mente com incertezas de prosseguir com a sua união.
Os mal-entendidos, ressentimentos e uma crescente distância emocional surgiram no seu relacionamento. Nesse momento, você deve estar se perguntando: O que fazer agora? Devo me separar, terminar o relacionamento? Ou, é possível reconstruir a união?
Você não está sozinho. A maioria dos casais, em algum momento, enfrenta esse mesmo desafio. O desafio de encontrar ou reencontrar a direção certa para o relacionamento.
O casamento tem os seus pilares para manter-se fortalecido. Entre eles: a comunicação, a intimidade e a cumplicidade. A comunicação é o primeiro pilar do relacionamento e casamento.
Quando a comunicação do casal não é saudável, os sentimentos e expectativas começam a entrar em conflito e, a provocar as crises conjugais e no relacionamento.
Na ausência do diálogo pouco saudável, o casal começa a ter dificuldade em ouvir outro sem interromper ou, a evitar conversas profundas sobre problemas importantes e, as críticas passam a ser constantes nos poucos momentos de conversa entre o casal.
Assim, no meio de grande turbulência emocional e isolamento, as opiniões e assuntos importantes se transformam em grandes problemas.
Em pouco tempo, com receio de incitar novos conflitos, a vida conjugal é invadida pelo silêncio e os parceiros começam a sofrer com o sentimento de frustração, solidão e desconexão no relacionamento.
Esses padrões na dinâmica do casal revelam o quanto o vínculo afetivo está enfraquecido pela ausência da empatia, cumplicidade e intimidade.
Nesse momento desafiador na vida do casal, a terapia do casal surge, como um espaço seguro para que o casal possa reaprender a se comunicar de maneira mais saudável e empática.
A falta de comunicação no casamento não precisa ser uma sentença para o relacionamento. É possível restaurar o diálogo, fortalecer a conexão e renovar a confiança mútua.
Durante o processo terapêutico do casal, mediado pela terapeuta, o casal tem a oportunidade de fortalecer o vínculo afetivo, superando os desafios únicos do casal.
Em cada sessão, o casal tem a oportunidade de identificar padrões de comunicação prejudiciais que se repetem no dia a dia do casal, aprender a expressar sentimentos e necessidades de forma assertiva, sem medo ou acusações. A perspectiva do parceiro (a) é valorizada com o desenvolvimento da escuta ativa e empatia.
Os conflitos começam a ser resolvidos de maneira construtiva, transformando desentendimentos em oportunidade de crescimento na vida do casal. O casal fortalece a conexão emocional e o compromisso no relacionamento, resgatando a intimidade e a parceria.
O casal que decide buscar ajuda com a terapia de casal, abre espaço para um novo começo no relacionamento, mais equilibrado e cheio de compreensão.
Participar da terapia demonstra o quanto o casal está disposto a crescer junto, aprendendo novas formas de lidar com desafios no relacionamento.
A terapia de casal não é sinal de fracasso, é um investimento na qualidade da relação.
Se você e o seu parceiro (a) desejam tentar novamente e procuram por melhora da comunicação, resolução saudável de conflitos, fortalecimento da confiança, aumento da conexão emocional, melhora da vida sexual, definição de objetivos comuns e, prevenção de crises futuras no relacionamento, a terapia de casal é a solução ideal para vocês.
Seu relacionamento pode ser o próximo a recomeçar de forma saudável. Vamos conversar?
Cinthia Marco, Terapeuta e Psicanalista Clínica
Psicoterapia, Terapia de Casal e Terapia Familiar


